terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Orgulho Brasileiro

O brigadeiro é o doce mais amado pelas crianças e por muitos adultos.
Dificilmente alguém resiste a esse delicioso docinho. Você sabia que esta maravilha dos deuses pode ser feito de vários sabores, com variadas coberturas e até recheios! Pois é!


Os famosos brigadeiros agora são feitos de vários sabores, como amargo, vanilla, cookie e nutella.

Brigadeiros, Sweet Wings
por Arte Imagens
Sucesso absoluto, este doce simples e muito conhecido, passado de geração para geração, não pode de jeito nenhum ficar de fora das festas de aniversários. Seja da forma tradicional, decorados, no copinho, na colher, na bisnaga; todos querem esta tentação. Hoje, o brigadeiro não é mais aquele docinho que todo mundo fazia misturando leite condensado, margarina e chocolate em pó. Embora muitos ainda o prefiram, agora ele é feito no estilo gourmet, pode ser preparado com diversas outras opções e oferece um mundo de sabores, como maracujá, limão, nozes, laranja, doce de leite, pistache, canela, paçoca e nutella, que deixam esta delícia
ainda mais inesquecível. Conhecido em muitos países como “trufas brasileiras”, pela sua textura macia e delicada, o brigadeiro atualmente é artigo de luxo, e muitas lojas especializaram-se em prepará-los com requinte e sofisticação. Estas lojas tornaram-se a nova mania nacional e estão presentes em quase todas as capitais brasileiras, espalhando-se com força total na capital paulista. Invenção brasileira, os brigadeiros gourmets são caracterizados pela matéria prima utilizada. Algumas lojas, como a Brigaderia e a Fe Chocolats, utilizam chocolates especiais belga e francês, manteiga extra francesa, leite condensado da melhor marca, castanhas e nozes selecionadas e diversos confeitos encantadores. Os preços dessas delícias variam de acordo com a marca, mas uma unidade varia mais ou menos entre R$ 3,00 e R$ 5,00. Muitas pessoas recorrem às lojas em busca de uma opção para presentear alguém, pois, além de todos estes requintes, as lojas oferecem diversas embalagens mimosas e graciosas para acomodar os brigadeiros.
A consultoria de marketing americana JWT, no final de 2010, listou o brigadeiro como uma das tendências de mercado em 2011. Para se ter uma ideia, em 2010, três lojas com um modelo de negócio bem parecido com o da Brigaderia foram abertas em Nova York. Ficou com vontade? Vai uma dica: comece pelos brigadeiros de colher e depois encomende os enrolados gourmets, e delicie-se com estas gostosuras!

As embalagens são as mais variadas possíveis, entre elas o copinho, que fica muito charmoso.

Arte Imagens
O brigadeiro em seu formato tradicional é
o grande conhecido da criançada.
Os docinhos podem ser decorados com granulado colorido, confete e tb com tags do tema da festa.
Fica um mimo só!

BRIGADEIRO DE LIMÃO
BRIGADERIA

Ingredientes
• 1 lata de leite condensado
• 1 gema
• 3 colheres de sopa de suco de limão coado
• 100g de chocolate branco ralado para enrolar no brigadeiro

Modo de Preparo: Leve todos os ingredientes ao fogo brando, sem parar de mexer, até desprender do fundo da panela. Passe o brigadeiro para um recipiente e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos ligeiramente molhadas em água gelada, passe pelo chocolate ralado e acomode em forminhas.

BRIGADEIRO DE NOZES
FE CHOCOLATS

Ingredientes
• 01 lata de leite condensado
• 01 lata de creme de leite sem soro
• 02 gemas passadas na peneira
• ½ xícara de chá de nozes e trituradas
• 02 colheres de chá de manteiga sem sal
• 01 colher de sobremesa de mel
• 01 colher de sopa de farinha de trigo
• 01 colher de sopa de chocolate em pó
• Essência de nozes a gosto

Modo de Preparo: Misture o leite condensado com a farinha antes de tudo. Levar todos os ingredientes ao fogo exceto a essência, mexendo até desgrudar da panela. Deixe esfriar e moldar os docinhos.
Cobertura: 400g chocolate branco. Banhar os docinhos no chocolate e passar nas nozes trituradas.

BRIGADEIRO DE MARACUJÁ
BRIGADERIA

Ingredientes:
• 1 lata de leite condensado
• 1 gema
• 4 colheres de sopa da calda de maracujá (coar a polpa em peneira)
• 100 g de chocolate branco ralado para enrolar no brigadeiro

Modo de Preparo: Leve todos os ingredientes ao fogo brando, sem parar de mexer, até desprender do fundo da panela. Passe o brigadeiro para um recipiente e deixe esfriar.
Faça bolinhas com as mãos ligeiramente molhadas em água gelada, passe pelo chocolate ralado e acomode em forminhas.

Uma Doce História

A origem do brigadeiro é bem inusitada. Algumas fontes revelam que o brigadeiro foi criado em 1945, em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência da república, pela União Democrática Nacional (UDN). O termo Brigadeiro, “que é bonito e é solteiro” (bordão de campanha do candidato), apareceu pela primeira vez nesta época, ligado aos docinhos feitos pelas eleitoras para trocar por donativos de campanha. Assim, foi adotado este nome de grande sucesso para este gostoso docinho. Já outras fontes afirmam que foi uma senhora de Minas que teria feito os primeiros docinhos e oferecido ao candidato “os docinhos preferidos do brigadeiro". Depois o nome teria sido simplificado.

Um comentário: